Conferência 'A Terceira Imagem. Análise Crítica de Vistas e Paradigmas Estereoscópicos
Descrição
A conferência reúne num primeiro painel a equipa do projecto de investigação ‘Stereo Visual Culture’ (ULHT) que deu origem à exposição ‘A Terceira Imagem’. Cada investigador irá contextualizar e analisar uma vista estereoscópica seleccionada a partir das imagens da exposição. Num segundo painel, a equipa de curadoria abordará algumas das questões mais marcantes do processo de investigação e de produção da exposição.
Painel 1 (17-18.30h): Vistas Estereoscópicas
Painel 2 (18.45-20.00h): Paradigmas Estereoscópicos
Local
Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico
Data
18 de Junho, 17.00h
Ligação
Stereo and Immersive Media — 2015 International Conference CfP
Descrição
Stereo and Immersive Media- 2015 International Conference aims to bring together researchers, artists and archivists working visual media renowned for their stereoscopic and/or immersive features. Stereo and immersive media environments have been providing an expanded field to photographic media since the 19th century. The recent revival of interest in stereo and immersive technologies has set an opportunity to research its historical roots and also the present-day challenges to visual culture.
Suggested research topics for contributions include:
Stereoscopic photography;
Stereo photography, archival and curatorial practices;
Immersive cinematic media;
Scientific stereoscopic practices;
Immersive media art installations;
Video games and augmented realities;
Haptic and visual media cultures;
The exhibition 'A Terceira Imagem' stems from the research project 'Stereo Visual Culture', the first national study of the Portuguese stereo collections in public archives and museums.
It presents a wide diversity of photographers, themes and compositions that structured the Portuguese visual culture for about a century. By using vintage stereo viewers or 3d Smart TVS this exhibition offers an opportunity to peek on stereo images that have been out of sight for long decades!
The calendar for the exhibition 'A Terceira Imagem' was extended to August 22.
A exposição “A Terceira Imagem” é dedicada à fotografia estereoscópica em Portugal e ao modo como produziu um olhar sobre os temas, os géneros e as composições fotográficas. Resulta do primeiro levantamento e estudo nacional das coleções e dos fundos de fotografia estereoscópica dos museus e arquivos públicos portugueses. Na sequência do estudo e da classificação de mais de 11.500 imagens, o projeto de investigação Stereo Visual Culture (CICANT, ULHT) promoveu conjuntamente com o Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico e com o m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento de Leiria, uma exposição que faz a primeira apresentação das suas coleções e fundos autorais de estereoscopia.
Aurélio da Paz dos Reis, Alberto Marçal Brandão, Emílio Biel, Francisco Afonso Chaves, Jorge Almeida Lima, Arthur Benarus são alguns dos nomes da fotografia portuguesa destacados nesta exposição pelo seu investimento na estereoscopia. Para além de se promover o reencontro do público com algumas imagens originais e visores de época destas duas instituições, a exposição integra ainda estereoscopias em formato digital, apresentadas em ecrãs 3D, das seguintes instituições: Arquivo Nacional Torre do Tombo, Centro Português de Fotografia, Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, Museu de Lisboa — CML, Museu Carlos Machado, Museu da Ciência- FCUP e Ecomuseu do Seixal.
O recurso às novas tecnologias permitiu viabilizar esta abrangência da exposição (geográfica, de fundos e coleções, de suportes e formatos estereoscópicos) e, deste modo, partilhar alguns dos resultados do estudo, tais como os temas mais recorrentes da estereoscopia em Portugal, as composições fotográficas que marcaram o olhar fotográfico estereoscópico, a sua estética e ainda a sua promessa de viagem.
A exposição integra ainda um conjunto de imagens que descrevem a promoção e a distribuição da fotografia estereoscópica em Portugal: as séries estereoscópicas comerciais portuguesas, assim como os anúncios publicitários às versáteis câmaras estereoscópicas. Ambos permitem compreender a participação da estereoscopia na cultura visual portuguesa dos séculos XIX e XX, esclarecendo também os prazeres visuais que nasceram com a fotografia, ...e que a celebrizaram!
CURADORIA: VICTOR FLORES, SOFIA CASTRO E ANA DAVID
Local
Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico
Data
até 22 Agosto
Ligação
Inauguração exposição 'A Terceira Imagem. A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D'
Descrição
Local
Leiria: m|i|mo- museu da imagem em movimento
Data
17 Jan
Ligação
Foto exposição 'A Terceira Imagem. A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D'
Descrição
Local
Leiria: m|i|mo- museu da imagem em movimento
Data
17 jan-15 mar
Ligação
Foto exposição 'A Terceira Imagem. A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D'
Descrição
Local
Leiria: m|i|mo- museu da imagem em movimento
Data
17 jan-15 mar
Ligação
Exposição 'A Terceira Imagem. A Fotografia Estereoscópica em Portugal e o Desejo do 3D'
Descrição
O projecto ‘Stereo Visual Culture’ promove a exposição ‘A Terceira Imagem', dedicada à fotografia estereoscópica em Portugal, nomeadamente, ao modo como produziu um novo olhar sobre os temas, os géneros, as composições fotográficas, assim como sobre os ‘assuntos portugueses.’ Em parceria com o m|i|mo, Museu da Imagem em Movimento, e com o Arquivo Municipal de Lisboa — Fotográfico, projectaram-se duas exposições que permitem a primeira apresentação das suas colecções e fundos autorais de estereoscopia.
A exposição 'A Terceira Imagem' visa promover o reencontro com algumas imagens originais e visores de época destas duas instituições, integrando ainda estereoscopias em formato digital, apresentadas em ecrãs 3D, das seguintes instituições: Arquivo Nacional Torre do Tombo, Centro Português de Fotografia, Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema, Museu da Cidade — CML, Museu Carlos Machado, Museu da Ciência- FCUP e EcoMuseu do Seixal.
Local
Leiria: m|i|mo- museu da imagem em movimento
Data
17 jan-16 mar
Ligação
Projecto ‘Stereo Visual Culture’ na conferência "Archaeologies of Media and Film” (Univ. Bradford)
Descrição
O projecto de investigação 'Stereo Visual Culture' do CICANT participou em Setembro de 2014 na conferência internacional "Archaeologies of Media and Film” com um painel intitulado ’Stereoscopic Photography'. Organizada pela Universidade de Bradford e pelo National Media Museum, a "Archaeologies of Media and Film” contou com a presença de alguns dos principais autores e investigadores do campo da arqueologia dos media, tendo como foco principal o contributo dos museus e dos arquivos dos media para esta nova área de investigação. O painel contou com três comunicações de quatro investigadores do projecto com os seguintes títulos: "The opportunity for a Portuguese Stereo Archaeology" (Victor Flores), "Remediation of the Spectacular" (Rodrigo Peixoto e Filipe Luz) e "Navigating the Ruins of Portuguese Stereoscopy" (Joana Bicacro).
Local
Data
Ligação
Denis Pellerin como consultor do projecto
Descrição
Denis Pellerin, especialista francês em fotografia estereoscópica, tornou-se desde o passado mês de Outubro, consultor do projecto 'Stereo Visual Culture'. Esta consultoria implica o acompanhamento da equipa do projecto no estudo das imagens estereoscópicas das instituições portuguesas, assim como a sua participação na conferência final do projecto em 2015. Denis Pellerin é autor dos livros 'La Photographie Stéréoscopique sous le Seconde Empire' (Bibliothèque Nationale de France) e 'Diableries. Stereoscopic Adventures in Hell', em co-autoria com Brian May e Paula Fleming (The London Stereoscopic Company).
Local
Data
Ligação
Stereo Visual Culture e Ciência Viva 2014
Descrição
Em Junho de 2014 a equipa do projecto de investigação ‘Stereo Visual Culture’ (CICANT) associou-se ao programa ‘Ciência Viva no Laboratório’ (Agência Nacional para a Cultura Ciêntífica e Tecnológica) e acolheu três alunos do ensino secundário (10 a 12º) num estágio de uma semana dedicado ao tema 'Observar a história do 3D'. O objectivo deste programa foi familiarizar os jovens com os efeitos ópticos da estereoscopia, dando-lhes oportunidade de produzir imagens estereoscópicas para suportes digitais.
Local
Universidade Lusófona
Data
30 Junho a 04 de Julho 2014
Ligação
Apresentação do Projecto ‘Stereo Visual Culture’ na 2ª Semana da Comunicação, Artes e Tecnologias com apresentação das imagens das colecções de estereoscopia em televisores 3D.
Descrição
Local
Universidade Lusófona
Data
04 de Abril 2014
Ligação
Participação do Projecto ‘Stereo Visual Culture’ na Tertúlia Letras Com Vida — A Imagem e a Palavra
Descrição
Victor Flores, investigador responsável do projecto de investigação 'Stereo Visual Culture‘ participou com o tema 'O legado documental da estereoscopia’ na 'Tertúlia Letras Com Vida - Histórias Contadas' dedicada ao tema 'A Imagem e a Palavra'. A tertúlia contou ainda com a participação de Nuno Júdice, Jorge Pelicano e José Carlos Carvalho.